quinta-feira, 15 de maio de 2008

JAC: Uma novo meio de fazer jornalismo.

Hoje em dia, fazer jornalismo já não é o que era antigamente. Desde a crescente comercianlização e a vulgarização da tecnologia, os métodos de fazer jornalismo mudaram. Hoje em dia é tudo sobre o Jornalismo Assistido por Computador, (JAC para os amigos). O JAC, também conhecido por CAJ (Computer Assisted Journalism) ou CAR (Computer Assisted Reporting) diz respeito ao uso de computadores e sua proliferação na profissão de jornalismo. A vulgarização dos computadores e do acesso à internet está a mudar o modo como os jornalistas trabalham.

A introdução do mundo da tencologia, como a informática, no jornalismo, em todas as suas vertentes, veio alterar a forma de trabalho no ramo. Começando pelo principal, passa-se de uma altura em que o complexo elaborar de uma notícia numa máquina de escrever simplifica-se num processo de redação no computador, onde o texto pode ser emendado, alterado, reescrito sem perder muito tempo. Permite ainda salvar documentos e armazená-los no seu disco, que podem voltar a ser reutilizados um dia mais tarde em novos artigos, se forem necessários.

O jornalista pode servir-se do computador para organizar informação e geri-la mediante programas de base de dados já existentes. O mais usado é o dBase, que foi o primeiro a ser usado por um maior número de pessoas como um sistema de base de dados, para microcomputadores.

Hoje em dia, um computador é tido como um instrumento de fazer Jornalismo. Ligado à Internet promete infindáveis possibilidades de trabalho. Em rede um computador acede a diversas fontes de informação, que podem vir a servir para contextualizar as informações obtidas de fontes directas e próximas. Receber notícias directamente das agências noticiosas e buscar informação na Internet é, agora, algo trivial que um computador faculta, alterando a forma de investigar, tratar e redigir as notícias próprias.

Dito de forma mais simplista, o computador passou a ser visto sobretudo como ferramenta de trabalho do próprio jornalista e não na possibilidade de ponto de difusão de notícias. No entanto, o conceito JAC admite também a forma de difusão das notícias em suporte digital on-line, deixando o tradicional papel para trás. A proliferação de servidores web, e correspondente proliferação de meios de comunicação on-line, exige que o Jornalismo seja pensado também à luz deste conceito.

Passámos, então, de uma era em que a informação era recolhida única e exclusivamente pelos jornalistas no local do acontecimento ou pelas suas fontes directas para, agora, se observar a obtenção de informação disponível nas bases de dados e em artigos na web. Este conceito encontra-se ligado a jornalismo “preciso” e “analítico”, que se refere especificamente ao uso das técnicas das ciências sociais e outras disciplinas.

Aqui ficam informações mais detalhadas para aqueles curiosos mais exigentes:

http://www.labcom.ubi.pt/jac/o_que_e_jac.html

http://www.fnpj.org.br/grupos.php?det=8

http://en.wikipedia.org/wiki/DBase


Sem comentários: