sexta-feira, 18 de abril de 2008

Twitter... O que é e para que serve.



Já todos nós ouvimos falar da web 2.0, das suas aplicações infindáveis e funções úteis. A adicionar à lista encontra-se agora o Twitter.

Fundando em Março de 2006 e lançado oficialmente no mercado em Outubro do mesmo ano pela companhia Obvious, o twitter é, no fundo, uma comunidade virtual e um serviodor para microblogging que tem como propósito principal fazer com que todos os que acedam ao seu serviço respondam a uma simples pergunta,"What are you doing?", não ultrapassando os 140 caracteres. Assim, toda e qualquer pessoa registada pode actualizar a sua página do Twitter com o que está a fazer naquele preciso momento, como "estou a ver um filme" ou "a fazer o almoço", ao mesmo tempo que se mantém a par das acções da sua lista de contactos.

No entanto, não é fundamentalmente para isso que o twitter é utilizado. A maioria das pessoas usa a ferramenta para divulgar os seus blogs, encontrar pessoas com os mesmos interesses e tentar fazer amizades, discutir assuntos em voga com um número imenso de pessoas que, de outra forma, não o poderia fazer, divulgar eventos, mandar recados e até mesmo pedir ajuda ou tirar dúvidas em relação a qualquer assunto.

Há, também, algumas contrapartidas: as críticas mais frequentes a esta plataforma é que não possui ferramentas de busca e a alteração do design é limitada; uma vez escrito, o texto já não pode ser editado e é impossível publicar imagens.

Num futuro próximo, acredito que o Twitter seja uma mais valia para o ciberjornalismo... Como já foi dito acerca de si, "Possebilities are endless".

Sem comentários: